Home » IACOC » Modelo de Gestão

Modelo de Gestão

banner-interno-a-incubadoraA gestão da IACOC é de responsabilidade da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) em parceria com o Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sendo o primeiro responsável pelo gerenciamento e o último pela execução das ações de estruturação da Incubadora.

 

A estrutura legal da IACOC está vinculada às entidades detentoras de seu gerenciamento, estando sua administração sob supervisão do Conselho Gestor, submetida ao PaqTcPB em concordância com a UFCG, por meio do PEASA.

 

A estrutura de governança da IACOC é integrada pelo Conselho Gestor, pelas Entidades Gestoras, pela Coordenação Administrativa e pelas Assessorias Técnico-Administrativas, sendo suas ações pautadas nos princípios da Responsabilidade, Igualdade, Efetividade, Legalidade, Perenidade e Qualidade.

 

As ações da IACOC são deliberadas pelo Conselho Gestor, em alinhamento às ferramentas de gestão e aos instrumentos normativos que se constituem pelo Plano de ação institucional, Plano de negócios, Plano de graduação, Plano de gerenciamento básico, Regimento Interno, Manual de incubação, Edital de seleção e o Contrato de incubação.

 

A nova gestão da IACOC está sendo realizada com base nas prerrogativas estabelecidas pelo Modelo CERNE, que se configura como sendo um conjunto de ideias e práticas voltadas à gestão de incubadoras, que possibilita a estruturação do seu gerenciamento a partir de processos sistêmicos orientados a auxiliar as entidades no alcance de seus objetivos e metas.

 

Essa metodologia, elaborada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC em união ao SEBRAE estabelece um padrão de atuação a ser adotado pelas incubadoras nacionais com vista ao desenvolvimento de empreendimentos bem sucedidos.

 

Nesse sentido, a estrutura administrativa da IACOC, buscando se alinhar às melhores práticas desenvolvidas no tocante a incubação de empresas, foi concebida a partir da adequação das possibilidades atuais e necessidades da Incubadora aos processos (e práticas-chaves) definidos pelo Modelo CERNE.